
Dialogando com
Mário Dorminsky
Dias: 24 de Setembro
Horario: 21h30
Local: Cine-Teatro Caracas
Organização: Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
Mário Dorminsky é o convidado da Câmara Municipal para o Dialogando com
a realizar no dia 24 de Setembro, duas semanas antes do início do ciclo de cinema Fantasporto.
Mário Dorminsky é a figura responsável pela realização do Fantasporto Festival Internacional de Cinema do Porto. Neste encontro dos oliveirenses Mário Dorminsky irá abordar O cinema em 25 anos de Fantasporto e serão exibidos alguns genéricos alusivos a algumas edições deste festival considerado em alguns meios como um dos melhores festivais de cinema do mundo.
O convidado de Dialogando com
nasceu no Porto. Mário Dorminsky começou, aos 14 anos, a escrever sobre cinema na revista Prelúdio do liceu Alexandre Herculano. Pertenceu aos corpos gerentes do Cine Clube do Norte, estrutura que abandonou em 1978 para formar a Revista Cinema Novo.
A sua ligação aos jornais iniciou-se em 1977 no O Primeiro de Janeiro. Desde então colaborou no Expreso, Jornal de Letras e nos extintos Semanário e Sete.
Abandonou a profissão de jornalista em 1988. Em revistas estrangeiras colaborou no L´Écran Fantastique, tendo sido, durante três anos, o delegado português do Variety.
Desde 1989 que se encontra ligado ao meio profissional do cinema, tendo gerido uma distribuidora de cinema e colaborado com diversas distribuidoras no sector de aquisições e de marketing.
Desde 1978 que dirige a Cooperativa Cinema Novo, responsável pelo Fantasporto, Festival Internacional de Cinema do Porto, (festival que integra a direcção da European Fantasy Film Festival Association e a European Coordination of Festivals) edita e dirige a revista de cinema Estreia (também on-line), sendo o organizador no âmbito da cooperativa de centenas de ciclos e de programas especiais de cinema, em Portugal. Tem pertencido a Juris de Festivais Internacionais de Cinema como o de Cannes.
Enquanto representante do Fantasporto recebeu a Medalha de Grau Ouro da Câmara Municipal do Porto, o Prémio de Carreira Manuel Pinto de Azevedo, Jr e a Comenda de Mérito Cultural, através do Fantasporto, do Estado Português